O processo de reciclagem do papel começa pela seleção do material, com a separação que será utilizado para ser colocado em containers que irão gerar fibras novas para produção de papel a partir das fibras velhas. Normalmente as fibras recicladas são misturadas a pastas de refinador com fibras virgens.

Existem várias etapas para se iniciar o processo de reciclagem de papel. A primeira é o material coletado ser triturado e uma espécie de pasta de celulose. Assim, a pasta é peneirada com o objetivo de retirar impurezas.

A retirada de componentes da pasta da celulose é realizada com a inserção de outros compostos químicos, como água e soda cáustica. Os refinadores utilizados fazem o processamento da pasta para melhorar a ligação entre as fibras de celulose, realizando o branqueamento do material. Depois, a pasta segue para as máquinas produtoras de papel.

Quanto mais papel é reciclado, menos madeira é usada para a produção de papel, ou seja, um número menor de árvores são derrubadas. Tudo é um ciclo. O papel é reciclado para diferentes objetivos e isso também altera a qualidade para cada papel reciclado